Sonhos Imperiais: Imbecilização em massa


Título: Sonhos Imperiais (Imperial Dreams) - 2014
Diretor: Malik Booth
Roteiro: Ismet Prcic, Malik Vitthal
Elenco: John Boyega, Rotimi, Glenn Plummer

A Netflix se rendeu ao retorno financeiro fácil da indústria cinematográfica - que insiste em subestimar a inteligência do público que consome cinema. "Sonhos Imperiais" chega ao grande público não por sua qualidade, mas sim pela oportunista jogada de marketing da empresa líder de audiência do streaming.

O filme carrega uma bela proposta, porém, a execução foi extremamente aquém do esperado para uma história que tem um ex-detendo negro tentando fugir da criminalidade através do seu talento como escritor, buscando uma vida melhor para seu pequeno filho. É o roteiro que funciona até mesmo em mãos de diretores e atores medianos, porém, o negócio aqui é bem abaixo do mediano.


O diretor Malik Booth falha na condução de ritmo, falha na construção de personagens e falha principalmente em extrair a melhor atuação possível de seu limitadíssimo elenco. Aqui eu deveria escrever sobre o ator protagonista, mas preciso de uma parágrafo exclusivo para o mesmo.

"Sonhos Imperiais" só ganhou a atenção do público e da mídia devido ao nome John Boyega, o jovem ator que estrelou "Star Wars: O Despertar da Força". Algum executivo, muito oportunista, da Netflix, soube da existência de um filme independente, que circulou em vários festivais sem sucesso algum, porém, tem como protagonista o novo queridinho da molecada. O filme foi gravado antes de Star Wars e talvez nem fosse lançado por alguma distribuidora, se não trouxesse Boyega no elenco.


Infelizmente John Boyega é um produto de marketing e a atuação nesse filme mostra o quanto o público pode ser imbecilizado e manipulado pela indústria. O atuação do rapaz é tão sem feeling, que o nível é o mesmo do cigano Igor. Não teve e talvez nunca terá atributos suficientes para ser protagonista de um drama "pesado".A atuação do moleque em Star Wars foi ok,,,mas fale a verdade. Aquele personagem não exigia muito, certo?

"Sonhos Imperiais" é um filme sem alma e que infelizmente será elogiado pelo espectador que consome sem questionar. É a mídia mainstream tentando manipular a mente do público, assim como sistema manipula a vida dos personagens do filme.








Comentários