Sonhos Imperiais: Imbecilização em massa


Título: Sonhos Imperiais (Imperial Dreams) - 2014
Diretor: Malik Booth
Roteiro: Ismet Prcic, Malik Vitthal
Elenco: John Boyega, Rotimi, Glenn Plummer

A Netflix se rendeu ao retorno financeiro fácil da indústria cinematográfica - que insiste em subestimar a inteligência do público que consome cinema. "Sonhos Imperiais" chega ao grande público não por sua qualidade, mas sim pela oportunista jogada de marketing da empresa líder de audiência do streaming.

O filme carrega uma bela proposta, porém, a execução foi extremamente aquém do esperado para uma história que tem um ex-detendo negro tentando fugir da criminalidade através do seu talento como escritor, buscando uma vida melhor para seu pequeno filho. É o roteiro que funciona até mesmo em mãos de diretores e atores medianos, porém, o negócio aqui é bem abaixo do mediano.


O diretor Malik Booth falha na condução de ritmo, falha na construção de personagens e falha principalmente em extrair a melhor atuação possível de seu limitadíssimo elenco. Aqui eu deveria escrever sobre o ator protagonista, mas preciso de uma parágrafo exclusivo para o mesmo.

"Sonhos Imperiais" só ganhou a atenção do público e da mídia devido ao nome John Boyega, o jovem ator que estrelou "Star Wars: O Despertar da Força". Algum executivo, muito oportunista, da Netflix, soube da existência de um filme independente, que circulou em vários festivais sem sucesso algum, porém, tem como protagonista o novo queridinho da molecada. O filme foi gravado antes de Star Wars e talvez nem fosse lançado por alguma distribuidora, se não trouxesse Boyega no elenco.


Infelizmente John Boyega é um produto de marketing e a atuação nesse filme mostra o quanto o público pode ser imbecilizado e manipulado pela indústria. O atuação do rapaz é tão sem feeling, que o nível é o mesmo do cigano Igor. Não teve e talvez nunca terá atributos suficientes para ser protagonista de um drama "pesado".A atuação do moleque em Star Wars foi ok,,,mas fale a verdade. Aquele personagem não exigia muito, certo?

"Sonhos Imperiais" é um filme sem alma e que infelizmente será elogiado pelo espectador que consome sem questionar. É a mídia mainstream tentando manipular a mente do público, assim como sistema manipula a vida dos personagens do filme.








Comentários

  1. GOSTEI MUITO DO FILME,MESMO SEM SABER QUE O PROTAGONISTA ERA FAMOSO POR TER FEITO TAMBÉM O FILME STAR WARS,gostei da história,gostei da atuação mesmo sem ser especialista em cinema,e assim como eu ,muitas outras pessoas gostaram,a única coisa que eu achei que faltou foi não saber se ele consegue seguir na carreira de escritor.Queria muito a parte 2.

    ResponderExcluir

Postar um comentário