Corrente do Mal: A nova geração do terror



Título: Corrente do Mal (It Follows) - 2014
Diretor: David Robert Mitchell
Roteiro: David Robert Mitchell
Elenco: Maika Monroe, Keir Gilchrist, Olivia Luccardi


Faço parte da galera old school, que cresceu assistindo clássicos do terror, que hoje ganham remakes adaptados para uma juventude que tem preguiça em pensar e com isso se contentam com nudez e sustos fáceis. Receita infalível para produtores investirem constantemente em produções meia boca que infestam um gênero que já nos presentou com verdadeiros testamentos cinematográficos.

Mas existe os que levantam a bandeira da resistência e lutam para que a essência seja mantida; alguns exemplos são os diretores Ti West, Adam Wingard e agora com o excelente David Robert Mitchell - que assina este surpreendente "Corrente do Mal" (It Follows).



O filme possui um roteiro mediano, mas que cresce no decorrer da projeção, graças a orquestra conduzida por Mitchell. Para isso, o diretor faz uso de vários planos sequência e enquadramentos de câmera que raramente são vistos em produções do gênero. Sem esquecer de mencionar a fotografia e a montagem - que aliadas a trilha sonora nos remetem diretamente aos anos 80. A trama é situada justamente nessa época, apesar de não ser mencionado em nenhum momento o ano em que os personagens estão vivendo.

A sinopse é uma babaquice só, então resumirei para você. Uma jovem idiota apaixonada por um carinha também idiota, libera tudo para o cidadão. Acontece que esse rapaz possui uma maldição que é transmitida através do coito. Essa maldição consiste em uma entidade que anda lentamente até sua vítima. Mas fique tranquilo, esse espírito não é uma espécie de Samara, e sim pessoas "comuns" que andam até o amaldiçoado. Vale lembrar que o roteiro foi assinado pelo próprio diretor, ou seja, é uma obra autoral.


"Corrente do Mal" ganhou o público americano. Custou apenas 2 milhões de dólares e faturou mais de 14 milhões, apenas em solo americano. Um sinal de que ainda há esperança nessa juventude acostumada ao barulho e ao CGI barato - elementos que não fizeram parte desse filme.

"Corrente do Mal" se credencia como um dos melhores filmes de terror do ano. O horror clássico atualizado e pronto para ser desbravado por uma nova geração!




Comentários