Ender´s Game - O Jogo do Exterminador


Título: Ender´s Game - O Jogo do Exterminador (Ender´s Game) - 2013
Diretor: Gavin Hood
Roteiro: Gavin Hood
Elenco: Asa Butterfield, Harrison Ford, Ben Kingsley, Viola Davis, Hailee Steinfeld, Abigail Breslin


Antes de assistir qualquer filme eu procuro dar uma conferida na ficha técnica deste afim de ser surpreendido positivamente ou negativamente, tendo como base os trabalhos anteriores dos envolvidos. Ao verificar que Gavin Hood do péssimo "X-Origens: Wolverine" assinava a direção e o roteiro de "Ender´s Game - O Jogo do Exterminador", logo pensei, "puta que pariu, deve ser uma merda".

Será que eu estava errado? Continue lendo... hehe

A trama mostra um governo que recruta moleques pré-adolescentes para um duro treinamento com o objetivo de proteger o planeta de invasores alienígenas. E por que eles recrutam jovens? Porque as crianças aprendem com mais facilidade e são apresentadas a alta tecnologia desde seu nascimento.

Vale lembrar que "Ender´s Game" foi baseado no livro homônimo escrito por Orson Scott Card em 1985.

Sem muita enrolação o roteiro apresenta os personagens e suas motivações. Rapidamente somos apresentados ao personagem Ender Wiggin (Asa Butterfield) que é considerado o soldado perfeito aos olhos do Coronel Hyrum Graff (Harrison Ford). Em ritmo alucinante o roteiro introduz o jovem Ender em um duro treinamento onde seus limites psicológicos e físicos serão testados ao limite.

"Ender´s Game" foi lançado com classificação PG-13, ou seja, o objetivo dos produtores era agradar o público infanto juvenil e adulto com uma ficção científica acessível e sem violência gráfica.

Incrivelmente o contestado Gavin Hood conseguiu se equilibrar na "corda bamba" e agradar o espectador de todas as idades. O filme apresenta elementos de ação, aventura e drama; com destaque para a construção do personagem protagonista que vive a transição da criança para o adulto; a formula correta para conquistar "todas as idades".

A produção contou com 110 milhões de dólares, bem gastos com cenários convincentes e com efeitos CGI de alta qualidade, além do elenco recheado de jovens promissores e dinossauros cinematográficos, leia-se, Harrison Ford, Ben Kingsley e Viola Davis.


O protagonista ficou a cargo de Asa Butterfield que apesar da pouca idade possui em seu currículo filmes excepcionais, entre eles, "O Menino do Pijama Listrado" e "A Invenção de Hugo Cabret". O rapaz convence com uma atuação que amadurece junto com seu personagem.

Abigail Breslin a eterna garotinha de "Pequena Miss Sunshine", nos presenteia com seu encanto nas poucas cenas em que é vista. Completando o time de jovens a linda Hailee Steinfeld, que possui carisma fundamental para uma carreira de sucesso.

"Ender´s Game - O Jogo do Exterminador" é uma coleção de acertos de um diretor questionado, uma redenção cinematográfica que responde a questão levantada no inicio do texto. Imperdível!





Comentários

  1. Eu já ouvi bons comentários sobre o livro, Ender's game , na verdade, e eu estou incentivando comprá-lo, mas eu tenho minhas dúvidas sobre como eles vão se adaptar, acho que vou dar o benefício da dúvida, vou ver e depois para as minhas conclusões

    ResponderExcluir

Postar um comentário