O Maníaco (Maniac) - 2012


Quando um filme se torna clássico? Quando ele te introduz em uma viagem por lugares incomuns com personagens que parecem tão "próximos" - te introduzindo em um ambiente assustador, romântico, violento...quem não gosta de "sentir isso" com um filme?

Pois bem, "O Maníaco" conseguiu entrar para minha lista de clássicos imediatos! Antes de assistir eu já havia lido muitos elogios para a película mas eu não acreditava que fosse tudo isso...até porque se trata de remake, e até então eu achava essas regravações totalmente desnecessárias.


Então "Maniac" derrubou meu preconceito com refilmagens - tá certo que não assisti o "original", mas dificilmente ele é tão GENIAL sim, em letras garrafais, como essa obra assinada por Franck Khalfoun!

E que diretor abusado! O sujeito transforma o espectador no "maníaco" utilizando em sua maior parte a câmera em primeira pessoa - uma linguagem cinematográfica que dificilmente da certo devido a sua complexidade, para se ter uma noção exata, nos só vemos o rosto do protagonista através de reflexos no espelho ou pequenos "flashbacks".

Elijah Wood é Frank, o assassino maniaco, frio e humano(?) que pratica seus crimes embalado por traumas não resolvidos em sua infância. Melhor atuação da carreira desse ator que desde pequeno viveu
nas sombras de outros atores ou a custo de grandes "produções". Quando lembramos do clássico "Anjo Malvado", nos lembramos de quem?! Macaulay Culkin! E quando "Senhor dos Anéis" vem a nossa mente? Facilmente nos lembramos de tantos personagens que Frodo se tornar apenas "mais um".


A atuação de Elijah é tão assustadora que em poucas cenas o personagem nos introduz em um montanha russa de emoções que vão do odio a "pena"! Premiem imediatamente esse garoto! Que atuação sinistra!

O roteiro possui três autores e um deles é o famoso Alexandre Aja - o que explica a violência contextualizada em tela - que não seria transportada para o lado gráfico da "coisa" se não tivesse um diretor com culhões em mostrar tudo on screen!

"O Maníaco" cheira anos 80 apesar de ser passar em dias atuais! Bizarramente sinistro, com trilha sonora macabra, atuação e direção impactantes, esse é um dos melhores filmes sobre "psicopatas" de todos os tempos!




Comentários