Os Infratores (Lawless) - 2012


Responsável por bons filmes como "A Proposta" e "A Estrada" John Hillcoat encontra em "Os Infratores" seu maior desafio na pequena carreira; para isso o diretor escalou um excelente time de atores para contar a historia dos irmãos Boundurant.

A trama se ambienta nos anos da Lei Seca que proibia a venda de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos; acompanhamos três irmãos contrabandistas que vivem do comercio ilegal e se recusam a "pagar" as autoridades para que elas façam "vista grossa" durante suas viagens de negócios. A verdade é que a bebida alcoólica nunca deixou de chegar as casas dos americanos, a "lei seca" so encareceu e motivou atitudes como a extorsão de policias para com os contrabandistas e isso com aval de pessoas do alto escalão governamental.

Forrest (Tom Hardy) é o líder e "cabeça"; Howard (Jason Clarke) a força fisica do grupo e Jack (Shia LeBeouf) o coração dos irmãos Boudurat. Vivendo em um bar que funciona como disfarce para seus negócios ilegais a família contrata uma nova funcionaria Maggie (Jessica Chastain) que não demora em criar sentimentos para com os bons irmãos.

Tudo muda na pequena cidade onde os Boundurant habitam após a chegada do agente especial do governo Charlie Rakes (Guy Pearce) que com seu poder e crueldade assusta a cidade e a maioria dos contrabandistas que se rendem ao processo de pagar para contrabandear, atitude que os irmãos rejeitam. As abordagens de Charlei Rakes e seu modo nada convencional de aplicar a lei transformam esse personagem em um dos vilões mais nojentos e odiados dos últimos tempos.

O roteiro é feliz em humanizar uma família de "bandidos", a relação de amizade entre os irmãos, a simpatia dos persongens para com outros da trama conquistam o espectador que não se choca com as cenas onde os irmãos praticam atos de violência para defender seus propósitos.

"Os Infratores" pode surpreender negativamente os que esperam um filme de ação constante; o diretor explora o roteiro e motivações de seus personagens, a "ação" surge como consequencia no decorrer da trama.

John Hillcoat conseguiu extrair uma ótima atuação do contestado Shia LeBeouf , além de firmar de vez Tom Hardy como um dos principais atores da nova geração; ainda temos o sempre eficiente Jason Clarke; Jessica Chastain que nunca decepciona; Gary Oldman em uma pequena e marcante atuação, mas o destaque fica mesmo para Guy Pearce em sua melhor atuação na carreira.

"Os Infratores" é um filme comum, com uma boa historia e excelentes atuações, diverte e cumpre seu objetivo de contar a instigante história dos irmãos Boundurant.




Comentários