Headhunters (Hodejegerne) - 2011


Esse é um daqueles filmes que entraram diretamente para minha lista de obrigatórios! "Headhunters" é um thriller Norueguês e foi a melhor obra daquele país que já tive a oportunidade de assistir.

Antes que alguem se pergunte, "headhunter" é uma profissão do tipo "caça-talentos", aqui o personagem principal faz recrutamento de pessoas para altos cargos em uma grande empresa.

Aksel Hennie é um dos grandes atores desse frio país, o sujeito foi protagonista do extraordinário "Max Manus O Homem Da Guerra"; aqui o sujeito vive Roger Brown o melhor headhunter da Noruega que financia seu luxoso estilo de vida roubando obras de artes de seus próprios clientes. Roger é casado com a bela Diana Brown (Synnove Macody Lund) que lhe apresenta Clas Greve (Nikolaj Coster Waldau) que é dono de uma pintura valiosa e um dos candidatos ao alto cargo que a empresa de Roger esta selecionando.

Apartir desse momento contar mais pode estragar todas as surpresas desse execpional roteiro; a direção da película que ficou a cargo de Morten Tyldum merece atenção já que passeia por varias influências cinematográficas para construir um estilo único e inovador; o ritmo "americanizado" aliado com as peculiaridades do cinema europeu é o grande diferencial do diretor.

Vale lembrar que o filme é uma adaptação do best-seller de Jo Nesbo que apresente o personagem Roger Brown como um individuo cheio de fraquezas; um ótimo exemplo disso é o monologo inicial onde Roger diz que se não fosse seu poder aquisitivo ele não teria a esposa que tem, até por sua altura que é considerada muito abaixo dos padrões daquele país; sua ambição serve de camuflagem para suas fraquezas; sua riqueza funciona como uma máscara que esconde um homem extremamente frágil - que aqui é obrigado a enfrentar todos os seus medos; o sujeito se "ferra" tanto no decorrer da projeção que em certo momento pensei "chega, o cara já se f... o suficiente".

A produção fez tanto sucesso ao redor do planeta que os americanos já compraram os direitos para um remake, totalmente desnecessário.

"Headhunters" possui ótimas atuações, personagens cativantes e se transforma em um referencial de uma geração ambiciosa que cria grandes expectativas para o cinema Norueguês, afinal, "reputação é tudo"!




Comentários

  1. Não conhecia o filme e adorei o trailer e seu texto.

    Adoro seguir sites que me indicam filmes que fogem do padrão.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Renato,

    Minha intenção é essa mesmo...sair um pouco do "comum".

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é muito bom. Peguei sem ter a menor noção do que se tratava e fui surpreendido.

    abraço

    marcelokeiser.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário