Indomável Sonhadora (Beasts Of The Southern Wild) - 2012


Compreender uma obra cinematografica muitas vezes é um exercício que requer atenção a mínimos detalhes. Quando se trata de cinema indie isso é colocado a prova. No hype de filmes que se enquadram nesse perfil de cinema indepentende vem o aclamado "Indomável Sonhadora".

Acompanhamos o relacionamento de um pai com sua filha que estão longe do "sonho americano". No mundo deles a pobreza é gritante, a alegria melancólica e o futuro incerto. Hushpuppy( Quvenzhané Wallis) é a garotinha que procura entender o mundo que seu pai Wink(Dwight Henry) apresenta, um lugar onde os fortes devoram os fracos e apenas os corajosos sobrevivem.

A câmera subjetiva guiada pelo excelente diretor Ben Zeitlin nos coloca na visão da garota, na mágica que ela vê no mundo apesar de toda a miséria do seu dia a dia. Esse é o primeiro longa do diretor que é "abusado" sem parecer forçado e tem tudo para se tornar um dos melhores de sua geração.

Hushpuppy é interpretada pela excelente Quvenzhané Wallis que virou o novo xodó de Hollywood , com um carisma incrível a garota conquista o público por sua inocência ao viver de forma tão natural as dificuldades de sua personagem. Independentemente de como a atriz ira guiar sua carreira no futuro, essa atuação ficara marcada na história do cinema como uma das melhores interpretações feitas por uma criança.

Tudo na produção é simples e grandioso, a imaginação de uma criança se choca com a crueldade do mundo conteporâneo, uma metáfora que nos carrega para sonhos que podem não ser indomáveis, mas se tornam essenciais para a sobrevivência em mundo onde os animais irracionais são os humanos. Inesquecível!




Comentários