Melancolia (Melancholia) - 2011

 
Em que momento da vida você já se sentiu melancólico? Para alguns deixou de ser um momento e se tornou algo constante e para muitos se tornou consequencia de uma depressão. Se o mundo estivesse com os dias contatos, qual seria seu sentimento?! Alivio? Fuga? Medo?!

É pelas mãos habilidosas do polémico Lars Von Trier que conhecemos Justine(Kirsten Dust) que vive uma camuflada felicidade em sua festa de casamento. A melancolia da persongem faz com que ela procure o seu próprio "eu"! É melancólico acompanhar a desconstrução da personagem! Lars vai metamorfosicamente despindo a personagem Justine de forma tão profunda que chega a nos assustar. Kirsten Dust esta excepcional e se coloca definitivamente entre as maiores atrizes da atualidade.

Do outro lado do "oceano"(não fisicamente) acompanhamos a irmã de Justine, Clarie(Charlotte Gainsbourg) que apesar da vida superficial e monótona encontra a felicidade em pequenas coisas como colher frutas no quintal de sua mansão! Essa cena em questão é impactante, o encontro de dois mundos, Clarie com o cesto cheio de frutas e Justine com o cesto vazio! Clarie ainda colhe frutos da vida, Justine não tem mais frutos em sua vida!

E o fim do mundo?! O planeta "Melancholia" se aproxima e Lars Von Trier nos assusta com aproximação da morte aos olhos de seus personagens! Clarie esta apavorada, Justine esta ansiosa!

"Melancolia" é um estudo da mente humana através das imagens simbólicas de seu diretor que como de praxe extrai o melhor de seu elenco que ainda conta com Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård.

Lars Von Trier acaba com o mundo com arte e medo! Inesquecível e arrebatador!




Comentários

  1. Concordo contigo: inesquecível e arrebatador!

    ResponderExcluir
  2. Na realidade, acho um filme superestimado, assim como em geral são as obras de Lars Von Trier.

    ResponderExcluir

Postar um comentário