Desapego (Detachment) - 2011


Qual o papel do educador na sociedade?! Essa é a pergunta que "Desapego" faz ao público através de conflitos que são próprios do dia a dia do cidadão que escolheu essa difícil profissão.

Adrien Brody vive Henry Barthes que é escalado para substituir temporariamente um professor em uma escola "barra pesada"! A plot pode ser batida, mas a felicidade do roteiro é focar na vida de Henry e dos outros professores. O diretor Tony Kaye mostra de forma real a realidade de uma sociedade tão "perdida" que chega a ser cruel acompanhar a angustia dos professores diante de tantos alunos sem ambições.

Em uma das cenas mais impactantes Ms.Madison(Christina Hendricks) desesperadamente grita para uma aluna que a única oportunidade que ela tem são os estudos, e como retrato real o discurso não é levado a serio pela aluna.

Existem todos os tipos de alunos, os dedicados, os revoltados, os carentes, os "marginais"! E a realidade. friamente exposta na tela, incomoda e muito. Aqui não existe salvação porque esta tudo errado! A forma como o governo encara a educação com leis que nada beneficiam a cultura esta representado aqui de forma tão crua que nos faz perder a esperança em um futuro melhor para nossa sociedade.

Diante disso tudo Henry Barthes pratica o "desapego" aos seu alunos e perde a essência de uma profissão que foi criada para "treinar" as crianças para a vida! Quantos professores não vivem ou já viveram um dilema parecido?! O que levou todos esses profissionais a perder sua motivação?! "Desapego" é um soco direto na cara de uma sociedade que só consegue enxergar a margem do problema.

Vale lembrar que a atuação de Adrien Brody é uma daquelas inesquecíveis e quer merecia indicação da academia! Imperdível!



Comentários