A Condenação (Conviction) - 2010


Esperança, dedicação e acima de tudo amor, e é amor que é capaz de superar todos os obstáculos da vida, e nesse caso o principal obstaculo é a injustiça. É nessa historia de amor entre dois irmãos interpretados por Sam Rockwell e Hilary Swank que "A Condenação" aposta. Baseado em fatos reais o filme acompanha a trajetória de Betty Anne Waters e Kenny Waters em busca de justiça.

O roteiro acerta em cheio ao mostrar o elo entre os irmãos desde a infância, isso faz com que o publico se torne intimo dos personagens e entenda a relação entre os mesmo. A direção ficou a cargo de Tony Goldwyn que conseguiu transmitir todo o drama dos envoldidos na situação sem cair no dramalhão, o mesmo não teria esse resultado se não estivesse ao lado de um elenco recheado de gente competente como Minnie Driver, Peter Gallagher, Melissa Leo, Clea Duvall e Juliette Lewis. Eu estou me perguntando até agora como a academia nao indicou e premiou Sam Rockwell e Hilary Swank, é monstruosa a atuação dos mesmos, mostrando uma química perfeita fica impossível não ser arrebatado pela atuação aqui apresentada.

Eu não posso acreditar que exista alguem que fique indiferente com a dedicação de Betty Anne Waters(Hilary Swank) para tirar seu irmão Kenny Waters(Sam Rockwell) condenado por assassinato injustamente da prisão. Como ficar indiferente a uma pessoa que termina os estudos, entra na faculdade de direito, e se forma apenas para ajudar seu irmão. Kenny Waters era apenas uma garçonete com uma vida comum, casada e com filhos e que se viu diante de uma situação inesperada e tomada pelo amor lutou com todas as forças por justiça.

Em uma cena um dos filhos de Kenny comenta que a mãe perdeu a vida se dedicando a isso, e acredito que muitos no decorrer da projeção pensaram o mesmo. Eu acredito que isso foi uma motivação para viver, apesar da vida tranquila e comum Kenny precisava de motivação para tomar um rumo, para se amar, e o amor por seu irmão introduziu a mesma em uma jornada de descoberta interna, de valorização do seu próprio eu, e seu irmão faz parte do seu "eu" ele é parte essencial da existência dela, e amar a ele com todas as forças possíveis é amar a ela mesmo.

"A Condenação" tem o título original de "Conviction" o que traduz perfeitamente tudo isso, convicção. Cada vez mais eu tenho certeza que cinema é isso, emoção, eu me tornei uma pessoa melhor depois que assisti essa obra de arte.




Comentários