A Grande Virada (2011)


Excelente produção que chegou sem muito alarde por aqui. O plot do filme vai na onda da crise financeira mundial mas especificamente na crise que os Estados Unidos passaram. Se imagine em um das maiores empresas do país, com um dos melhores cargos e consequentemente um otimo salário e essa empresa quebra de um dia para o outro, funcionários de todas as classes são demitidos inclusive você. É nesse plot que a produção tenta se segurar, e consegue com facilidade.

Ben Affleck aos poucos vai mostrando que os críticos sempre pegaram pesado com ele, suas ultimas atuações tem sido surpreendentes e aqui ele talvez tenha sua melhor atuação na carreira. O elenco ainda conta com nomes de peso como Tommy Lee Jones, Maria Belo, Chris Cooper e Kevin Costner.

Sem apelar para o melodrama em que produções do tipo podem criar, o roteiro seguro de John Wells mostra que para segurar situações como ah que vive nosso protagonista, é necessário sim uma esposa e família para apoiar, e é nesse ponto que o filme acerta em cheio.

O personagem vivido por Ben Affleck so consegue "segurar" a situação devido ao apoio de sua esposa, o que não acontece com seu companheiro de empresa e a produção faz essa comparação de uma maneira muito feliz. Acompanhamos então a busca de altos executivos por um novo emprego em um país em crise. As consequencias do desemprego, os conflitos familiares e principalmente o crescimento e amadurecimento dos personagens.

Destaque para Rosemarie DeWitt como esposa do protagonista, impressionante como alguns atores não são devidamente valorizados. Com direção segura, excelente roteiro e otimas atuações The Company Men(A Grande Virada) segue a receita do "bolo" e consegue ser saboroso.


Comentários