sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Os Descendentes (The Descendents) - 2011


Depois de alguns anos sem apresentar nada de novo o diretor Alexander Payne retorna com Os Descendentes que se tornar seu melhor filme e de bónus concorrente a vários Oscars!

Impossível não começar comentando a atuação de George Clooney, que mergulha dentro do personagem de forma arrebatadora, chegar a ser assustadora(positivamente) essa atuação.

A produção foca no drama de Matt King (George Clooney) que é herdeiro de uma fortuna, mas que em contra partida tem uma família desestabilizada, seus filhos são rebeldes, e seu casamento esta em crise.

O plot do filme é simples, Matt King está com sua esposa em coma, e Matt ao se ver nessa situação percebe que nunca foi o marido e pai que deveria ser, ele tem esperança que sua esposa se recupere e que ele possa ser tudo aquilo que deveria ter sido. Mas ai que entra o ponto mais importante da produção, quando uma das filhas de Matt o informa de que a mãe tinha um amante. O roteiro nos joga situações difíceis e isso faz com que os personagens se tornem íntimos, aqui realmente o publico se interessa pelos personagens e como eles vão conseguir superar todos esses problemas.

Acredito que "Os Descendentes" não seria o que é sem George Clooney, apesar de toda direção segura, o roteiro precisava de bons atores, e o mesmo está recheado deles, destaque para a filha mais velha de Matt, Alexandra (Shailene Woodley). A historia é simples, tinha tudo para cair no "dramalhão" mas a boa direção faz com que isso não aconteça, destaque também para a fotografia!

Acredito que não seja o favorito para ganhar o Oscar de melhor filme, mas a atuação de George Clooney merece ser apontada como uma das melhores do ano e forte concorrente ao Oscar! Na medida certa, a produção merece todo o respeito e clamor que vem recebendo do publico e critica!



O Artista (The Artist) - 2011


Essa talvez seja a maior homenagem já feita ao cinema! Que filme lindo, que presente ao cinema!

Em "O Artista" acompanhamos toda a dificuldade de um astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) para se manter na ativa com a descoberta dos filmes falados. Enquanto George entra em decadência para a industria, ele acompanha Peppy Miller (Bérénice Bejo) decolar sua carreira é acompanha de perto a extinção dos filmes mudos.

No inicio do filme George e Peppy possuem um rápido flerte, e assim Peppy encontra uma porta para entrar na industria do cinema, o que aumenta o drama de George, que acompanha a garota pelo qual esta apaixonado ofuscando sua carreira.

O filme funciona como uma historia de amor entre George e Peppy, mas seu foco esta na paixão de George pelo cinema! O diretor Michel Hazanavicious consegue fazer um filme mudo com o ritmo dos filmes atuais.

Uma das cenas que mais chama a atenção é quando George esta em seu camarim e começa á ouvir barulhos estranhos e se assusta com isso, "O Artista" enfrenta algo novo em sua carreira, sons! O silencio é quebrado, seu pavor pelo desconhecido o assusta! Com essa cena Hazanavicious consegue nos transportar para a alma do personagem, que cena antológica!

Destaque total para o trabalho de Jean Dujardin que conseguiu interpretar um personagem que teria que "lutar pelo que acredita" sem se tornar arrogante e teria que passar carisma sem soar como uma caricatura! Não se assustem se Jean Dujardin levar o Oscar de melhor ator!

O resto do elenco também esta magnifico, a citada Bérénice Bejo consegue passar toda aquela áurea das musas dos primórdios do cinema. James Cromwell como o mordomo e amigo de George! John Goodman e Missi Pyle completam o time.

Recriar o glamour de Hollywood, de figurinos a cenários não se utilizando de sons e cores, faz com que Michel Hazanavicious se torne um dos diretores mais competentes da atualidade!

"O Artista" é uma obra prima, cinema mudo atualizado e pronto para se tornar histórico.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Filha Do Mal (The Devil Inside) - 2012


Ridículo! Não me lembro a ultima vez que sai tão decepcionado do cinema. Com "realismo" pífio, roteiro cheio de pontas soltas e personagens sem "profundidade" essa produção conseguiu a mutação de começar como terror e terminar como comédia!

Até que o filme começa bem, mostrando as filmagens da policia na cena de um exorcismo onde a possuída matou todos! Maria Rossi (Suzan Crowley) a possuída em questão é considerada inocente e mandada para tratamento psiquiatrico na Itália.

Depois nos somos apresentados a Isabella(Fernanda Andrade) e Michael (Ionut Grama) que logo depois são acompanhados por David (Evan Helmuth) e Ben (Simon Quaterman) que são os padres que vão tentar de alguma maneira tirar o demónio do corpo da Maria!

Acaba ai tudo de interessante no roteiro, começa uma sucessão de erros grotescos e cenas estúpidas! O grande erro dos roteiristas William Brent Bell e Matthew Peterman é que os mesmos não se preocuparam em dar alguma "profundidade" para os personagens, não acontece aquele lance para que você torça para os personagens, na verdade a sensação que o publico tem é "foda-se".

Tentaram fazer um mockumentary que tem como grande nomes do gênero A Bruxa de Blair e Atividade Paranormal. O grande problema que a "câmera na mão" dessa produção não passou nenhum realismo, em nenhum momento o publico teve a sensação de estar vendo algo "real".

As cenas de exorcismos são engraçadas! É muito barulho por nada! Não existe novidade nenhuma nessas cenas, e o diretor não conseguiu nem fazer o básico dos filmes de exorcismo! Ou seja não funciona nem como filme de gênero exorcismo, terror e mockumentary, não se encaixa em nada, parece um monte de cenas que foram mandadas para a edição que conseguiu fuder mais ainda com tudo. É tão ruim que não consegui analisar a atuação da brasileria Fernanda Andrade, até porque seria uma injustiça com um papel tão "vazio". Eu queria contar o final do filme nessas linhas, até para você não ser pego de surpresa, mas vou deixar assim, assista! vai ser uma aula de como não se fazer um filme.

Algumas cenas no filme se salvam e essas podem ser assistidas no trailer. Parabéns a distribuidora que conseguiu fazer um excelente trabalho de marketing! Conseguiram enganar boa parte do publico!