Dinheiro Sujo (Cold Comes the Night) - 2013


Título: Dinheiro Sujo (Cold Comes the Night) - 2013
Diretor: Tze Chun
Roteiro: Tze Chun, Oz Perkins
Elenco:  Alice Eve, Bryan Cranston, Logan Marshall-Green

Esse é um daqueles filmes em que você assiste por acaso ou por um motivo especifico, no meu caso o nome de Bryan Cranston ilustrando a capa, foi o suficiente para a película ter minha completa atenção.

O título nacional apesar de calhorda, foi feliz em passar o clima de suspense ao melhor estilo Supercine. Com um bom e previsível roteiro, o espectador mais ligado perceberá as reviravoltas da trama antes mesmo das mesmas ganharem forma, e sem muita dificuldade acertará o final.

Acredite, apesar de previsível o filme diverte justamente por sua simplicidade e por personagens que facilmente ganham a simpatia dos espectador; a protagonista Chloe (Alice Eve) é uma mãe solteira que vive em um motel de beira de estrada com sua pequena filha e passa por evidentes dificuldades financeiras; assim como o enigmático vilão Topo (Bryan Cranston), que no decorrer da projeção sofre de crise existencial.


A direção foi assinada por Tze Chun que não possui nada de relevante em seu currículo; aqui o diretor faz o básico e utiliza de alguns recursos técnicos para transformar cenas comuns em boas cenas de suspense - um exemplo é a cena onde Topo encontra seus chefes dentro de um carro em uma garagem deserta em meio a noite; o mais comum nesse tipo de cena é um desenrolar previsível, violento e nada assustador, porém, o diretor nos entrega uma cena cheia de suspense utilizando a sugestão como sua principal arma, criando uma climão bastante peculiar.

O grande destaque fica para o elenco;  Bryan Cranston é um verdadeiro camaleão e consegue assim como em Breaking Bad construir um personagem amável e desprezível - o grande mérito foi desvincular totalmente seu atual trabalho de seu personagem de maior sucesso, o inesquecível Walter White. Lembrando que os personagens são bastante parecidos em personalidade; destaque para o sotaque polonês que o camaleão utiliza para compor sua atuação.


Alice Eve também merece atenção. Apesar de sua personagem possuir uma personalidade de fácil aceitação do público - a moça consegue imprimir sua própria identidade. Lembrando que a atriz possui uma boa coleção de papeis secundários em filmes de relativo sucesso.

"Dinheiro Sujo" é um suspense bem dirigido, com roteiro sem pontas soltas e com atuações de alto nível. A escolha certa para quem procura diversão sem grandes pretensões.




Comentários