Stranded - 2013



Quando um diretor fica marcado por afundar uma produção de orçamento orbitante dificilmente a carreira do sujeito decola e isso aconteceu com Roger Christian que assinou a direção de uma dos maiores fiasco da sétima arte; "A Reconquista" estrelado por John Travolta.

Levaram exatamente 13 anos para que o diretor Roger Christian se recuperasse das criticas negativas de sua superprodução e se aventurasse em uma nova ficção cientifica, gênero que parece ser o preferido do diretor que em seu inicio de carreira assinou "Starship O Guerreiro do Espaço".



Em "Stranded" Roger encontra sua redenção, com orçamento limitado e elenco minusculo o rapaz fez o que deveria ter feito em seu "blockbuster"; divertir sem grandes pretensões.

Quatro astronautas isolados à bordo de uma nave espacial, são surpreendidos por uma presença não humana; a partir dai se inicia um obscuro jogo psicológico entre os tripulantes e o suposto ser alienígena. O interessante é que o roteiro vai direto ao ponto, sem muita enrolação o filme começa com tensão e se mantém assim até o fim da projeção.

Devido ao baixo orçamento, 2 milhões de dólares, os efeitos especiais não são de primeira qualidade, mas não comprometem a obra - é perceptível o uso de maquetes que reproduzem os planos externos. Vale lembrar que a maior parte da projeção se passa dentro da espaço nave.


A boa maquiagem e trilha sonora ajudam o diretor a criar interessantes cenas de suspense tirando proveito do clima claustrofóbico proporcionado pelo cenário - resultando em "takes" onde são aplicadas técnicas cinematográficas de quem entende do assunto; provando que o criticado Roger Christian é bom e fez toda a diferença nesse filme que se caísse na mão de um diretor de qualidade duvidosa seria fadado ao fracasso.

O elenco tem Christian Slater como seu principal nome, atuação apagada e deslocada que não compromete devido a boa performance do restante dos atores; Brendan Fehr; Amy Matysio; destaque para Michael Therriaut que compõe sem dificuldades o personagem chave da película.

"Stranded" é um filme de gênero; funciona para os fãs do estilo que não procuram um roteiro inovador; diversão espacial sem frescuras!





Comentários