Caça Aos Gângsteres (Gangster Squad) - 2013



Alguns cinéfilos realmente me irritam...existem aqueles filmes que "eles" resolvem crucificar antes mesmo do lançamento e pior, o querem comparar com algum clássico incomparável. Talvez pela história ou até mesmo pelo marketing em cima da produção, "Caça Aos Gângsteres" é comparado indevidamente com "Os Miseráveis", e como já escrevi, clássicos são incomparáveis...e é lógico que eles servirão eternamente como inspiração para outras produções..."chupar" idéias de outros roteiros, isso acontece o tempo todo na industria cinematográfica!

Então sem comparar "Caça Aos Gângsteres" com outra produção, eu afirmo em letras garrafais; puta FILMAÇO! A situação começa a se desenvolver para uma boa experiencia cinematográfica quando olhamos o poster que carrega um elenco do porte de Ryan Gosling, Sean Penn, Josh Brolin, Emma Stone, Nick Nolte, Giovanni Ribsi e Robert Patrick; esses nomes já seriam o suficiente para prestarmos reverência ao filme.




Acontece que a produção não fica só na teoria e na pratica chuta bundas com cenas de ação bem construídas e atuações inspiradas; méritos dos diretor Ruben Fleischer que em seu currículo contava com filmes mais "leves" como "Zumbilândia" e "30 Minutos ou Menos". O interesse que o ritmo aplicado por direção e edição me passou a sensação de estar assistindo uma HQ de gângsteres ganhar vida em tela. O ritmo é alucinante e tudo acontece muito rápido sem atrapalhar o desenvolvimento dos personagens, que são aprofundados na medida certa.

Na história o rei do crime Mickey Cohen manda na cidade e seu império cresce assustadoramente, seu poder financeiro compra desde policias até governantes. Um grupo de policias badass é contratado para eliminar o criminoso.

Destaque para o vilão composto por Sean Penn, com uma atuação descontrolada e insana; um vilão realmente assustador apesar de caricato. Ryan Gosling é um camaleão e se encaixa em qualquer papel, e aqui faz jus a todo o reconhecimento que vem colhendo. Josh Brolin parece o homem ideal para filmes de mafiosos, impressionante como o sujeito se "encaixou" no contexto geral; Nick Nolte em pequena e boa atuação, fisicamente irreconhecível, e Emma Watson extremamente linda, desfila talento com sua personagem perigosamente sedutora.

"Caça Aos Gângsteres" é até o momento o filme de "mafioso" da nova geração!





Comentários