Fuga (Flukt) - 2012



A Noruega não possui muita tradição na telona e a sétima arte naquele país ainda busca sua própria identidade; no decorrer desse processo vem surgindo boas obras como esse "Fuga" que chega diretamente em dvd em terras tupiniquins.

Na trama acompanhamos o auge da peste negra que assombrava aquele pequeno país; diante disso varias famílias buscam refugiu em terras distantes - no decorrer do caminho a família de Signe (Isabel Christine Andreasen) é brutalmente atacada por uma gangue de assassinos sanguinários; após perder toda a família Signe é feita de refém e levada a um acampamento; o que espera Signe é um dos pontos chaves desse excelente filme.

Liderados por Dagmar (Ingrid Bolso Berdal) o grupo de assassinos mantem um misterioso respeito diante dessa enigmática mulher; com um comportamento extremamente agressivo Dagmar exerce poder psicológico sobre todos do grupo e principalmente na sua pequena filha Frigg (Mila Olin) que fica comovida com a chegada de Signe ao acamapamento.

Apartir desse momento o roteiro se foca no embate psicológico entre Signe e Dagmar que consequentemente afeta Frigg criando um clima de tensão enorme resultando na fuga de Signe do acampamento.

A direção de Roar Uthaug usa e abusa do roteiro de forma simples e ágil, os protagonistas possuem motivações plausíveis para seus atos e a resolução dos fatos não soam gratuitas; de quebra o diretor não poupa na violência, utilizando bastante sangue e takes com precisão criando um clima de bastante hostilidade e tensão. A excelente fotografia e a impactante trilha sonora complementam essa obra que pode não ser perfeita, mas é um grande passo do cinema Noruguês em busca de seu próprio estilo de arte cinematográfica.



Comentários

  1. Gostei da dica, não conhecia o filme.

    Da Noruega eu assisti "Nokas", filme policial sobre assalto a uma empresa de valores e estou para ver um outro chamado "Headhunters".

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Não é todo dia que vimos um filme da Noruega, valeu a dica !

    ResponderExcluir
  3. Hugo e Fernando, da Noruega recomendo a série de filmes policiais Varg Veum, excelentes.

    ResponderExcluir
  4. Saudaçoes, pessoal ...

    Eu gostei de tudo no blog e em particular, deste post. Eu queria recomendar tambem um outro filme da Noruega: "As Maças de Adam" do diretor Anders Thomas Jenvcs.Nome original: "Adams Aebler". Lançado em 2005, um otimo filme; mas que ainda no Brasil nao possui quase nenhuma divulgaçao. Gostei muito desta pelicula e creio que ela vai surpreender a todos vcs.

    Tchau e ate a proxima ...

    ResponderExcluir
  5. Um outro filme que eu tambem desejo indicar: "Me excita, Droga", lançado em agosto de 2011. Diretor: Jannicke Systad Jacobsen.
    Titulo original: "Fa meg pa, for faen"

    Esta pelicula e uma comedia adolescente e que deve agradar a quem ja gostou de produçoes brazucas como: Desenrola, As melhores coisas do mundo, Confissoes de Adolescente (2014), etc.

    Desde ja, espero que vcs tenham gostado de tudo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora em responder. Assisti "Me excita, Droga" faz alguns anos. Gostei, mas é um filme que não sai do lugar comum. Acredito que é um filme difícil de ser digerido, principalmente para os não iniciados no cinema europeu.

      Excluir

Postar um comentário