Vincere (2009)



Benito Mussolini, idealizador, revolucionário, monstro?! A interpretação ficar aberta em "Vincere" onde conhecemos a historia não contada sobre o ditador italiano.

Ida Dalser foi peça fundamental na trajetória de Mussolini, foi quando ela vendeu seus bens e doou para Mussolini que ele arrecadou fundos para fundar seu jornal que expôs o "socialismo" praticado por ele como um veneno que enfureceu o povo e resultou em sua chegada ao poder.

Mussolini se casou e teve um filho com Ida e depois a rejeitou sem maiores explicações, já no poder mandou internar Ida e sumir com qualquer documento que comprovasse que o casamento e o filho realmente existissem.

E é essa trajetória de dor e angustia que acompanhamos a atuação de Giovanna Mezzogiorno (Ida Dalser) que nos arrebata com sutileza. Todo o elenco está muito bem devido a mão firme do diretor Mario Gianani que conseguiu explorar todo o talento dos atores envolvidos, e também nos entregou alguns cenas visualmente exuberantes, a única ressalva fica por conta das "passagens de tempo" que se apresentam de maneira um pouco confusa. "Vincere" é um grande representante do cinema contemporâneo italiano, merece ser visto e reconhecido!



Comentários