The Sacrament: O perturbador found footage de Ti West


Título: The Sacrament - 2013
Diretor: Ti West
Roteiro: Ti West
Elenco: Gene Jones, Amy Seimetz, Joe Swanberg


Um dos maiores diretores do gênero terror se aventura pelo saturado found footage! Conhecido por fazer horror com jeitão da velha escola, Ti West surpreende com um thriller de suspense de alta qualidade.

O mesmo Ti West assina o roteiro e montagem do filme - que não enrola o espectador e vai direto ao tema central da película, com uma breve introdução de personagens e suas motivações.

A trama mostra um grupo de jornalistas que se vêem envolvidos pela estranha reclusão "religiosa" da irmã de um deles - a moça se encontra isolada em uma comunidade independente, que segundo ela, é o paraíso na terra. Ao receber uma carta para conhecer o local, o grupo parte para uma viagem que irá surpreender a todos.


Para construir um found footage sem equívocos, é necessário que o roteirista justifique as câmeras nas mãos de seus personagens. Em "The Sacrament" isso é facilmente contornado com a motivação dos personagens em transformar a tal comunidade em uma matéria jornalistica.

"The Sacrament" apresenta construção de personagens minuciosa - utilizando esses como o fator "assustador" da trama - comprovado no líder da ceita, conhecido como Father (pai) - que merece atenção especial pela atuação assustadoramente amável de Gene Jones.

Assustadoramente amável?

Isso mesmo! O tal do "pai" é uma personagem que encanta e assusta. Sua ideologia coloca em duvida as convicções dos personagens e também dos espectadores.


Se o mundo do cinema fosse justo, todos os prêmios de atuação deveriam ir para as mãos de Gene Jones! hehe

Vale ressaltar que a produção ficou a cargo de Eli Roth, responsável pelo aclamado "O Albergue".

"The Sacrament" utiliza imagens perturbadoras para mostrar o fanatismo religioso. Esqueça monstros e espíritos. Ti West aterroriza através da natureza humana!




Comentários