Um Método Perigoso (A Dangerous Method) - 2011



David Cronenberg possui toda uma identidade própria, desde seus enquadramentos de câmera até a forma como disseca um roteiro com rara habilidade, não menosprezando a inteligência do espectador; outra qualidade do diretor é transmitir através de suas lentes toda a bizarrice do mundo "humano", na maioria de suas obras Cronenberg analisa o comportamento humano como se ele não fizesse parte dessa espécie. Ninguém melhor para dirigir um filme com a temática da psicanálise do que esse "louco" diretor.

Com um elenco de peso o roteiro mostra o relacionamento de Carl Jung(Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen) e todo seus estudos e debates sobre que caminho seguir para desvendar os mistérios sobre a mente humana. Freud acredita que todo comportamento sexual "anormal" é decorrente de distúrbios mentais; Jung acredita que seguir apenas essa linha de raciocínio limita seus caminhos.

"Um Método Perigoso" não é um filme fácil, os diálogos são complexos e a temática pode ficar massante para quem não se interessa pelo assunto. A produção entregou um ótimo trabalho de figurino, fotografia, montagem e até trilha sonora; tudo aqui funciona perfeitamente.

Destaque para o elenco que além dos já citados Michael Fassbender e Viggo Mortensen conta com Keira Knightley que vive Sabina Spielrein paciente e amente de Jung; ainda temos a excelente participação de Vincent Cassel como o enigmático Otto Gross.

"As vezes você precisa fazer algo imperdoável para continuar vivendo"

Essa frase dita por Jung no decorrer da projeção demonstra bem a crise existencial pela qual o mesmo passou durante seu doentio romance com sua paciente.

Talvez o cinema de Cronenberg seja para "loucos", mas talvez para estudar os loucos é preciso que você faça parte desse grupo. Mais uma exemplo de cinema de alto nível para um público peculiar.




Comentários

  1. Cronenberg é um maluco cheio de ótimas ideias.

    Ainda não conferi este, mas está na lista.

    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário